Tratamentos

topo_tratamentos
header_tratamentos

Para compreender os métodos dos tratamentos, explicamos abaixo cada um deles.

foto_tratamento_01 foto_tratamento_02 foto_tratamento_03 foto_tratamento_04

 

Acupuntura

A Acupunctura é apenas uma entre um conjunto de terapias dentro da Medicina Tradicional Chinesa, onde se inclui a Farmacopeia Chinesa (uso de ervas), Dietética, TaiQi e Qi Gong (exercícios físicos), TuiNa (massagem Chinesa), FengShui, entre outras. E todas estas técnicas são, ainda hoje, vistas com alguma desconfiança por parte dos ocidentais.

Por exemplo, provar que o toque das agulhas é capaz de excitar as células nervosas da pele, atingir o Sistema Nervoso Central (SNC) e estimular o cérebro a produzir analgésicos e anti-inflamatórios naturais foi fácil. Afinal, o principio é muito semelhante ao da massagem e favorece a libertação de substâncias capazes de aliviar as tensões musculares, as dores e de promover o bem-estar geral. Basta uma sessão de acupunctura, aliás, para testar esse benefício na prática.

O problema foi convencer pacientes e médicos ocidentais, de que a técnica nascida há cerca de 5 mil anos na China era capaz de fazer muito mais pela saúde: reduzir a pressão arterial, equilibrar os níveis de glicemia, reduzir crises de asma, controlar os sintomas da esquizofrenia, melhorar a memória e até controlo da ejaculação precoce.

No Ocidente, os males são associados a vírus, bactérias, proliferação de células doentes sendo os tratamentos pontuais e cada vez mais específicos. Enquanto que para os orientais, as doenças são desencadeadas por um desequilíbrio energético. A acupunctura actua em determinados pontos do corpo para desbloquear o fluxo de energia e manter o organismo em harmonia. Filosofias e princípios à parte, na tentativa de traduzir a teoria da energia vital para uma explicação menos mística e mais fisiológica e científica, o Ocidente financiou vários estudos no sentido de comprovar a eficácia da técnica e, finalmente, acabou por descobrir e aceitar o seu poder terapêutico.

A Organização Mundial de Saúde reconhece a Acupunctura desde 1976, com o lema “Uma Medicina para Todos”. Nos últimos anos, a OMS elaborou uma lista de 41 patologias que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.

 

Problemas músculo-esquelético
1 – Distensão Muscular alívio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos. Similar à medicação convencional, mas sem efeitos secundários.
2 – Dor Cervical eficácia em 67% dos casos.
3 – Pescoço Rígido cura obtida em 80% dos casos após uma sessão.
4 – Espondilose Cervical melhora significativa, ou seja, acima de 30% dos casos.
5 – Dor Aguda na Coluna melhora imediata da dor.
6 – Dor Lombar eficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional).
7 – Dor Ciática eficácia em 72% dos casos.
8 – Dor no Joelho alívio completo da dor em 65% dos casos.
9 – “Cotovelo de Tenista” alívio da dor em 80% dos casos após uma sessão.
10 – Periartrite no Ombro cura obtida em 66% dos casos.
11 – Fibromialgia melhora significativa, mais de 30% dos casos.
12 – Fascite na Planta do Pé melhora significativa, mais de 30% dos casos.
13 – Osteoartrite eficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional).
14 – Artrite Reumatóide alívio da dor e melhoria dos sintomas gerais em 65% dos casos. Redução do ácido úrico similar à obtida com a medicação convencional.
Problemas de pele
15 – Acne melhora significativa em 42% dos casos após 30 dias de tratamento.
16 – Eczema melhora de mais de 30% dos casos.
17 – Micose desaparecimento em 53% dos casos após três meses.
18 – Herpes Zoster desaparecimento da dor após dois a seis dias. Fortalecimento do sistema imunológico a fim de prevenir a reincidência das crises.
19 – Psoríase melhora significativa em 50% dos casos (superior à medicação convencional).
Problemas das vias respiratórias
20 – Gripe melhora razoável do quadro e diminuição em 50% de novas ocorrências.
21 – Rinite Alérgica eficácia em 97% dos casos – superior e mais duradoura do que a medicação convencional.
22 – Bronquite Aguda melhora significativa em mais de 30% dos casos.
23 – Asma efeito antiasmático em 93% dos casos.
24 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica melhora significativa, mais de 30% dos casos, após três semanas.
Problemas do aparelho gástrico
25 – Dor Abdominal melhora em 96% dos casos.
26 – Cólica Intestinal alívio da dor em 98% dos casos.
27 – Prisão de Ventre melhora em mais de 30% dos casos.
28 – Gastrite melhora significativa, mais de 30% dos casos.
Problemas do sistema nervoso e circulatório
29 – Hipertensão eficácia similar a medicação convencional, mas sem os efeitos secundários
30 – Enxaqueca eficácia em 80% dos casos.
31 – Nevralgia do Trigémeo analgesia em 100% dos casos.
Problemas do sistema endócrino
32 – Obesidade diminuição do apetite em 90% dos casos.
33 – Diabetes redução do açúcar do sangue em 20% dos casos.
Problemas psíquicos
34 – Depressão eficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos secundários.
35 – Ansiedade eficácia superior à medicação convencional.
36 – Insónia o sono foi normalizado em 98% dos casos.
37 – Esquizofrenia melhora em 80% dos casos, eficácia superior à da medicação convencional.
Problemas masculinos
38 – Disfunção Eréctil eficaz em 60% dos casos.
39 – Ejaculação Precoce eficácia em 83% dos casos.
Problemas femininos
40 – TPM alívio completo dos sintomas, sem recorrência por seis meses, em 92% dos casos.
41 – Dor Menstrual melhora em 91% dos casos

 

Tui Na

Tui Na (também grafado tuiná), é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapeuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong.

O Tui Na emprega técnicas de massagem para estímular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

É ensinado nas escolas de acupunctura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina Oriental.

O Tuiná pode ser usado para tratar várias disfunções, entre as quais lesões dos tecidos moles, como também muitos outros tipos de doenças, na cirurgia, ginecologia, neurologia, os cinco órgãos dos sentidos, pediatria, etc. É especialmente satisfatório para pacientes infantis e idosos. No presente, entretanto, o Tuiná chinês está dividido em vários ramos, tais como: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia, cosmetologia, prevenção da saúde, reabilitação, medicina desportiva e assim por diante.

Concretamente, o Tuiná Adulto é tradicionalmente usado para tratar espondilopatia cervical, estiramento lombar, prolapso do disco intervertebral lombar, estiramento lombar agudo, artrite reumatóide, epigastralgia, gastroptose, obstipação, hipertensão e sequelas de apoplexia. Se a colite alérgica e a úlcera duodenal bulbar forem tratados com o Tuiná Adulto, a cura será atingida mais rapidamente. Nos anos recentes, o tratamento da insuficiência coronariana crónica e a angina pectoris, com o Tuiná Adulto, foi, também, notavelmente desenvolvido. Do mesmo modo, o Tuiná Infantil apresenta efeitos satisfatórios quando usado pra tratar distúrbios do sistema digestivo, como: diarreias, vómito, dor abdominal e obstrução intestinal; apresenta, também, notáveis efeitos quando aplicado no tratamento de deficiência da Vitamina D, distrofia, anorexia, sarampo, tosse, disenteria bacteriana, infecção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre. Além disso, desempenha um papel evidente no aumentar da imunidade infantil. Depois de tratados com o Tuiná Infantil, crianças susceptíveis a constipações, devido à baixa função imunológica, podem se manter mais resistente, por mais tempo.

Reflexologia

No sistema digestivo, a Reflexologia é eficaz no combate a várias doenças, como úlcera, gastrite, azia, prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insónia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarreias e hemorróidas.

Também é eficaz para o tratamento de infecções, como asma bronquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, constipação, tosse e pneumonia. Além disso, ainda apresenta excelentes resultados nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER – Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados com Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, câimbras e reumatismo.

Shiatsu

Shiatsu – é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez, assim como o Do-in, também japonês, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”).
O Shiatsu tem aplicações várias, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples ardor de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, etc..
O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fracturas, varizes. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.

error: Content is protected !!